Sim, meus amigos, se alguém ainda não sabia disso, aí vai a triste verdade: muitos produtores adicionam açúcar aos seus vinhos, com o intuito de aumentar a graduação alcoólica. Esse processo chama chaptalização e é permitido em muitos países. O que acontece é que isso reduz um pouco a qualidade final do vinho e claro, deixa ele um pouco mais doce.
Mas a boa notícia é que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviou à Casa Civil um pedido para regulamentar, e abaixar, os níveis de açúcar nos vinhos. A redução será gradativa e tem um prazo de 5 anos para ser feita, mas de qualquer forma, é uma ótima iniciativa.
Essa medida tem o apoio do Ibravin. “Esta medida exigirá a produção de uvas mais maduras, que resultarão em vinhos de melhor qualidade naturalmente”, explica o diretor-executivo do Instituto, Carlos Raimundo Paviani. O novo decreto que regulamenta a Lei do Vinho foi amplamente discutido e está em elaboração desde 2008, quando o setor entregou suas sugestões ao Mapa. “A atualização da legislação é uma das estratégias definidas pelo Programa Visão 2025, elaborado em 2005 e 2006, para os próximos 20 anos do setor”, lembra Paviani.
Nós vamos acompanhar. Não é fácil detectar o nível de açúcar nos vinhos, mas espero que o Ibravin faça a fiscalização e nos mantenha informados.
Um abraço
Daniel Perches
*Fonte: Ibravin
Deixe um comentário