Como já comentei aqui no Blog, eu estou me abastecendo para o verão, buscando espumantes, vinhos brancos e rosés. Com o calor se aproximando, prefiro beber esses. Não dispenso os tintos, mas num almoço naqueles dias quentes, não tem nada melhor.
Comprei então o Garofoli Verdicchio DOC Classico 2009. Já tinha provado uma safra mais antiga e tinha gostado. Da outra vez achei que faltou um pouco de acidez, mas como safras diferentes podem ter acidez diferente, resolvi arriscar. Além disso, a idéia é ter um vinho leve, para se refrescar mesmo.
Outro fato que me chama a atenção nesse vinho é a sua “baixa” graduação alcóolica. São 12,5 graus, o que ajuda a beber com mais facilidade.
Esse é daqueles vinhos delicados, leves, com aromas de frutas brancas, leve floral e um toque de grama no final. Na boca tem até um bom corpo (mais do que eu esperava), acidez correta (e diria até que quase alta) e um final marcante. É daqueles vinhos que são bebidos facilmente, sem muita preocupação. Vale a pena provar com frutos do mar, que deve ficar bem interessante. Provei com queijo de cabra e casou muito bem. Gostei!
Conheça mais sobre o vinho no site do produtor Garofoli. No Brasil, quem importa é a Vinea.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário