Eu já tinha conhecido as meninas da Antigua Bodega Stagnari quando foram ao Brasil para apresentar seus vinhos. Quando vieram para apresentar seus vinhos, para meu azar, sentei longe delas e não pude conhecê-las muito bem. Mal sabia que eu teria a grande oportunidade de ir ao Uruguai e passar algumas horas lá na bodega, na companhia da Virginia, da Mariana e da Laura. As três são as comandantes dessa bodega que é muito charmosa e que tem uma sala para receber turistas muito legal, com um balcão daqueles que a gente senta e quer ficar por lá, batendo papo e tomando vinho, se possível, a tarde inteira.
A Antigua Bodega Stagnari é uma das mais antigas do Uruguai (sendo assim, o nome lhes cai bem). Virginia é a mãe, Mariana é a filha e Laura é a enóloga. Esse trio cuida de tudo por lá e faz belos vinhos. Alguns vinhos merecem destaque e atenção:
Finitezza Merlot 2009
Ao contrário do que eu imaginava, a Merlot vai muito bem no Uruguai e o Finitezza é uma boa prova. Com aromas adocicados e um toque de barrica e chocolate ao final, é um vinho bem fácil de beber, daqueles que vão bem com comida mas que dá até pra acompanhar só umas entradas. Provei com um salame uruguaio e foi muito bem com a gordura. Custa em média 63 reais (na importadora).
Osiris Tannat 2005
É o vinho top da vinícola. Aqui o Tannat uruguaio mostra-se com toda a qualidade. Notas de frutas vermelhas e negras disputam a taça e os aromas terciários vão aparecendo com o tempo (aliás, decantar é uma boa). Com o pouco tempo que fiquei com o vinho na taça, percebi chocolate, fumo, madeira molhada e toques de bálsamo que iam aparecendo. Esqueça aquele estilo rústico, de um vinho difícil de beber. Esse é pura maciez.
Se for ao Uruguai, recomendo a visita. Entre no site, mande um e-mail e agende uma visita. Tenho certeza que elas vão te receber muito bem. No Brasil os vinhos da Antigua Bodega Stagnari são importados pela VinhoSul.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário