Esse foi o vinho campeão do Encontro de Vinhos de São Paulo, realizado em Agosto de 2011. O Sela 2008 competiu com aproximadamente 20 vinhos e foi eleito como o melhor do painel pelos jurados que estavam lá presentes. Eram jornalistas, blogueiros e sommeliers.
Durante o evento eu não consegui provar. Como sempre acontece, quando sai o resultado, todo mundo corre lá para conhecer o ganhador e eu acabo não conseguindo experimentar. Mas estive em outro evento e encontrei o pessoal da Expand, que é a importadora, e eles estavam com o Sela por lá. Não tive dúvidas e provei novamente. Aí pude realmente comprovar a sua qualidade.
Não é pra menos que ele ficou em primeiro. Esse vinho espanhol produzido na região de Rioja é do famoso produtor Bodegas Roda. Eles têm vinhos famosos, como o Roda I, que é também muito aclamado pela crítica.
O Sela 2008 é um corte de 96% de Tempranillo e 4% de Graciano. É daqueles vinhos que encanta muito tanto no nariz quanto na boca. No nariz tem aromas de frutas vermelhas como cereja, groselha e toques de frutas negras contrastando com um toque de madeira, mas nada que se sobressai muito, deixando o vinho bem elegante.
Na boca é muito potente e com taninos muito presentes, mas ao mesmo tempo a gente sente que ele é até macio, com um final muito gostoso, deixando um traço de notas minerais bem legal.
Se você gosta dos vinhos espanhóis, esse é um que tem qualidade e preço até relativamente acessível. Custa em torno de 100 reais na importadora (e pode variar de acordo com a cidade e frete) e acho que é um que pode entrar para a minha lista dos melhores do ano de 2011.
Os jurados do Encontro de Vinhos tinham razão. Ele realmente merece!
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário