Provei esse vinho em uma degustação na Abflug (importador). A prova, feita em companhia dos importadores e também de alguns amigos jornalistas, foi como sempre muito descontraída e cheia de risadas, alegria e festividade. Mas foi assim só até chegarmos nos vinhos italianos que eles tinham para nos oferecer. Foi servir o primeiro vinho e o pessoal foi ficando sério e impressionado a cada gole.
Mas essa seriedade não é por algo que não gostamos. Muito pelo contrário, é porque gostamos muito! Eu ainda não conhecia os vinhos da Cascina Adelaide, o produtor desse e de outros como o Barolo Cannubi 2005, que eu também adorei. Foi começar a provar e perceber, de imediato, a alta qualidade dos vinhos.
O Amabilin 2007 é um Barbera D’Alba muito bem trabalhado, daqueles que tem acidez alta, frutas em explosão no nariz e na boca e final que você fica curtindo e já pensando em beber o próximo gole.
Dizem que esse vinho vai muito bem com pizza e eu não discordo. Com uma boa calabresa deve ser uma maravilha. É sem dúvida um vinho muito gastronômico, mas se você conseguir, pode bebê-lo sozinho que vai ter um enorme prazer.
E pra comprovar a sua qualidade, não bastasse o pessoal que provou no dia aprovar com louvor, o vinho ficou em 1o lugar na degustação às cegas no Encontro de Vinhos de Ribeirão Preto, num painel de 17 vinhos degustados por aproximadamente 20 profissionais da área.
Ah, o Amabilin tem um segredo em sua composição. Eu fiquei sabendo, mas jurei não contar. Se você quiser, pode perguntar para o pessoal da Abflug. E se quer uma dica, coloque uma pressão por lá que eles contam.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário