Lembro-me quando provei um Barolo pela primeira vez (e não faz muito tempo). Sabe aqueles vinhos que você toma uma porrada e quando se recupera, quer “apanhar” mais? Barolo é assim! Desperta paixões e cria fans no mundo inteiro.
Barolo é um vinho feito na região de mesmo nome e que tem que ser produzido com Nebbiolo, uma uva que tem uma cor até clarinha, tendendo para o alaranjado, mas que quando você bebe, sente que não tem nada de levinho.
E o Barolo Cannubi 2005 é exatamente assim: na taça ele parece até mais fraquinho, mas no nariz e na boca são verdadeiras explosões de aromas e sabores, trazendo uma verdadeira sensação de prazer. Frutas vermelhas junto com amêndoas, flores, toques de couro, tudo junto e ao mesmo tempo. Uma loucura que dá vontade de ficar cheirando a taça o tempo todo.
Provei esse vinho com o pessoal da Abflug, que são os importadores. Como toda prova “técnica”, não tinha comida na jogada, mas é um vinho que precisa de uma boa comida pra acompanhar. Provei também outros vinhos do mesmo produtor, o Cascina Adelaide, que me pareceram muito bons. Não são vinhos baratos (esse barolo custa em torno de 400 reais), mas que com certeza tem qualidade de sobra.
Um dos pratos mais conhecidos é o Brasato ao Barolo, que é uma carne cozida lentamente (ou em panela de pressão) que tem como parte do molho uma garrafa de Barolo. Se você não tiver coragem de colocar uma garrafa de barolo dentro da comida, faça com outro vinho e prove com o barolo. Com certeza, inesquecível.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário