Esse é daqueles vinhos que vêm para quebrar alguns paradigmas. Ouço muito coisas do tipo: “Carmenere chileno tem só aroma de goiaba”, ou “Carmenere chileno é muito doce”.
Sim, meus caros, é verdade que muitos vinhos feitos no Chile com essa uva têm essa característica, mas como sempre digo, cuidado com as generalizações.
O Yali Limited Edition Carmenère 2008, por exemplo,é um vinho que foge a essas características. Produzido no Vale do Maipo, no Chile, é uma das marcas da gigante Viña Ventisquero.
É um vinho elegante, mas que mostra ao mesmo tempo muita força e potência. Tem uma grande concentração de cor, mostrando-se inclusive jovem. Com certeza dá pra guardar esse vinho por mais alguns anos. No nariz ele tem notas de frutas negras como amora, mas tem também o toque das frutas vermelhas. Por conta de sua passagem relativamente longa por barricas (16 meses) ele adquiriu alguns aromas também mais adocicados (mas fiquem tranquilos que não é nada enjoativo), remetendo a côco.
Na boca sente-se a sua força através dos seus taninos bem presentes, mas já relativamente macios, não deixando aquela sensação de secura na gengiva.
O vinho harmonizou muito bem com uma carne degustada no Noth Vila Nova Conceição, um novo restaurante da cidade de São Paulo que é um espetáculo. Aliás, não só a comida por lá é boa, mas o serviço também é de se prestar atenção.
Esse custa em torno de 100 reais e entra, na minha opinião, numa lista de best buys pela sua qualidade. Aqui no Brasil a marca Yali é comercializada pela Domno.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário