Sempre que aparece uma idéia diferente (e boa, claro), eu fico atento. Gosto de ver coisas novas e que mexem um pouco com o mercado e também com a nossa cabeça. Se ficarmos sempre no tradicional, vamos sempre ter mais do mesmo, o que não vai fazer a gente evoluir.
E foi numa degustação que participei, onde fui conhecer os vinhos da Santa Helena (Chile), que eu vi uma idéia que gostei muito. Eles criaram um “kit” chamado Alta Helena contendo 4 garrafas de vinho Cabernet Sauvignon da safra de 2008 , sendo que cada uma vinha de um vale do Chile onde eles produzem uvas: Aconcagua, Maipo, Colchagua e Curicó.
A idéia é que se possa provar e identificar as diferenças que faz um terroir para o vinho, afinal de contas foram produzidos com a mesma variedade (nesse caso, a Cabernet Sauvignon) e na mesma safra (2008).
Eu tive a oportunidade de provar os 4 vinhos e posso dizer que pude aprender um pouco mais nesse dia. Realmente as diferenças, mesmo que sutis, são perceptíveis.
Deu pra perceber, por exemplo, que o vinho feito no Maipo tinha um pouco mais de tanino e era um pouco mais potente, o vinho do Colchagua era um pouco mais adocicado e o do Curicó tinha até um aroma com um toque de azeitona, que eu não tinha encontrado nos outros. Tem muito mais coisa que você pode identificar, é só ir provando e inclusive vendo a evolução que cada um tem, depois de um tempo aberto.
Se você se interessa por conhecer e identificar as diferenças que o terroir faz no vinho, esse é um kit legal. Só recomendo que se abra com alguns amigos, para poder provar as 4 garrafas ao mesmo tempo. Ou então terá que ter uma boa memória.
Ah, se quiser ver a entrevista com o enólogo veja o post “Santa Helena 2.0 (por Matias Rivera, o enólogo da vinícola)”
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário