A ExpoVinis fica melhor a cada ano. Isso pra mim é facilmente notado. Fico bem impressionado com a boa organização do evento, considerando que tem 350 expositores e um pavilhão enorme para cuidar. Sim, pode ser que eu esteja com olhares de quem também organiza eventos, mas não consigo evitar.
Infelizmente com uma feira desse tamanho, mesmo indo todos os dias, não foi possível provar nem um terço do que eu gostaria de ter provado, mas consegui encontrar algumas coisas que me chamaram a atenção. Nesse ano eu gostei bastante da participação das vinícolas brasileiras, que levaram grandes vinhos.
Listo aqui alguns que valem a pena conhecer. Em breve comentarei mais sobre outros.
– Don Laurindo Merlot 2009 (Brasil)
Primeiro vinho da Don Laurindo a sair com a Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos (D.O.). Um vinho muito estruturado, com notas marcantes de frutas negras, madeira muito bem integrada e um potencial de guarda de deixar qualquer um impressionado. Em uma prova que participei com outros vinhos brasileiros, esse deixou todos os outros no chinelo.
– L’Or de Parigot (França)
Um espumante da região da Borgonha (que recebe a denominação de Cremant) que é feito com Pinot Noir e tem uma particularidade interessante: tem particulas de ouro dentro. É claro que são inofensivas e só estão lá para darem um toque de glamour. Independente da questão estética, é um belo vinho.
– Zuccardi Emma 2009 Bonarda
Um vinho com grande estrutura e caráter. Se alguém falar que não gosta de Bonarda, é melhor provar o Emma antes de fechar a opinião. Infelizmente uma produção super limitada desse vinho não vai permitir a venda em larga escala, então os que conseguirem, sugiro não perderem a oportunidade. Chega no Brasil pela Ravin.
Hoje ficamos só com essa pitada de 3 vinhos sugeridos, porque em breve comentarei mais sobre os outros. Semana corrida, de muitos eventos dá nisso: falta tempo para falar sobre tudo.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário