Em uma reunião animada com amigos durante o carnaval, que teve direito a entrada de Champagne com caviar (que apesar de não ser originário do Irã, o rótulo jurava ser caviar mesmo), tive o prazer de degustar vários ótimos vinhos e dentre eles o Bafarela Grande Reserva 2008.
Esse vinho é produzido pela Brites Aguiar, que tem a simpática Ana Pereira como contato para o Brasil. A Ana é praticamente brasileira e só ainda não consegue ainda falar como brasileiros (acha que consegue disfarçar o sotaque, mas não adianta), mas ela tá no caminho! 🙂
A Brites Aguiar é uma vinícola que fica no Douro e que produz além da linha Bafarela o vinho que leva o nome deles. De todos que eu já provei até hoje, nenhum me decepcionou.
O Bafarela Grande Reserva 2008 é feito com uvas típicas da região e sem dúvida tem um ótimo potencial para envelhecimento.
O vinho apresentou uma cor bem forte, praticamente sem sinal de evolução ainda, mas no nariz os aromas eram de frutas vermelhas bem maduras com toques de madeira, chocolate e um leve mentolado. Em boca mostrou os bons taninos e um ótimo final.
É um vinho de grande estrutura e que precisa de comida à altura para acompanhar. Provei com um risoto de pato e até que foi bem, mas acho que iria melhor com um porco assado, por exemplo.
Esse pode ser guardado, mas eu arriscaria já abrir. Vale a pena.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário