Esse vinho fez parte da caixa mista que veio através da Sociedade da Mesa para mim no mês de Março/2011. Como já comentei aqui, a Sociedade da Mesa é um clube de vinhos que traz mensalmente uma seleção de vinhos para os associados. A caixa é composta de 4 vinhos e nesse mês recebi então 2 Casas del Toqui Pinot Noir Reserva 2009 e 2 Casas del Toqui Cabernet Sauvignon Reserva 2009.
Foi interessante conhecer dois vinhos do mesmo produtor e da mesma safra, pra ver o que eles têm em comum, afinal de contas, por mais que as uvas sejam completamente diferentes, o terroir sempre influencia e ajuda a dar caráter ao vinho.
O Casas del Toqui Pinot Noir Reserva 2009 me pareceu um típico Pinot Noir chileno. Produzido 100% com essa uva no Alto Cachapoal, no Chile, ele preserva as características principais da casta, mas também traz algo próprio do local. E eu estou falando da sua coloração, que é um pouco mais intensa do que os tradicionais da França, tendendo mais para o tom cereja.
No nariz apresentou aromas de frutas vermelhas bem intenso, com destaque para morangos e cerejas. Um leve aroma de madeira apareceu, mas muito bem integrado ao vinho, dando a ele um ar mais clássico. Em boca é bem elegante, leve e macio.
Esse Pinot Noir me pareceu aliar a elegância e charme da tradicional casta com um toque bem resolvido do Novo Mundo. Algo que não encontramos em qualquer Pinot Noir. E com isso ele ganhou também um bom potencial gastronômico. Vale a pena provar com algumas comidas para testar.
E assim seguimos em busca de bons vinhos feitos com Pinot Noir no Novo Mundo. Esse é um que vai para a lista dos escolhidos.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário