Encontrar champagnes diferentes dos que temos aqui no Brasil, quando se está na França, é a coisa mais fácil. Não só diferentes marcas, mas também diferentes rótulos do mesmo produtor aparecem a todo momento, em cada loja de vinho que você entra. Estive em um produtor que faz mais de 10 rótulos diferentes, desde o Extra Brut até o Demi-Sec. Mas quando vem pra cá, os importadores geral trazem somente um rótulo. E por lá a gente encontra facilmente muito mais rótulos de um mesmo produtor nas lojas.
E como eu estava procurando um champagne que ainda não tinha encontrado aqui no Brasil, optei pelo Billecart-Salmon Brut Réserve. E me dei bem. É um champagne clássico, com os típicos aromas que sempre desejamos encontrar nessas bebidas tão abençoadas. Frutas brancas, leve tostado, champignon, brioche, fermento, enfim, uma bela gama de aromas encheram a taça do espumante que não parava de soltar suas pequeníssimas e belas borbulhas. Acidez muito equilibrada, contrastando com o envelhecimento que teve em garrafa, para poder ganhar a complexidade aromática e de sabores.
É, pra quem gosta de champagne (e não é fácil encontrar alguém que não goste), esse é um belo produto, que pode tranquilamente acompanhar toda a refeição, mas que na minha opinião, o bom mesmo é beber sozinho. Ou melhor, numa boa companhia. Ele por si, já basta.
Como falei, não sei se tem no Brasil. Se tiver, eu quero!
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário