Pommery Cuvée Louise 1999

A gigante Pommery sabe o que faz. Desde seus champagnes “básicos” (e as aspas aqui ficam por conta da contradição), todos são muito elegantes e de muita qualidade.

Mas o Cuvée Louise é o champagne top da casa. Já de cara a gente sente a imponência, tanto pela sua embalagem, que é uma caixa branca muito bonita, até a sua garrafa, que tem um formato só utilizado realmente pelos grandes espumantes.

 É feito com as castas tradicionais – Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay – e com uma coloração dourada e muito límpida e brilhante, já dá pra ter uma idéia do que vem por aí.

Mas mesmo com a idéia, ao levar ao nariz, não há como não se impressionar. Aromas muito complexos de nozes e castanhas, brioche, frutas em compota e até um toque floral.

Em boca a acidez é muito balanceada e o seu final é longo e muito saboroso. Não consegui identificar nada que pudesse ser digno de nota contra esse belo espumante. Aroma, boca e final muito redondos.

É um grande champagne, que pode sem dúvida acompanhar grandes pratos (afinal de contas você não vai abrir esse champagne pra acompanhar um prato do dia a dia, não é?), mas eu resolvi beber sem nenhuma comida. Não queria que nada estragasse o meu paladar nesse momento tão intenso.

Aqui no Brasil custa em torno de 700 reais. Se puder investir, não vai se arrepender. E é um espumante de guarda. Não se impressione com seus 12 anos de vida. Ainda tem muito tempo pela frente.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *