Numa noite em Ribeirão Preto, no dia anterior ao Encontro de Vinhos (que aconteceu no dia 23/10), saímos para jantar. A princípio, um jantar simples: pizza e vinho. Um de nossos parceiros de lá disse para não nos preocuparmos com o vinho, pois ele levaria. Eu não imaginava que ele fosse levar esse Bahans Haut Brion, que é o segundo vinho do famoso Château Haut Brion! (A partir de 2007 o seu nome mudou para Le Clarence de Haut Brion, mas é o mesmo vinho)
Sua safra era 2004 e em sua composição tinha Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon (um corte típico bordalês, claro) e pela qualidade do vinho, nem precisa dizer que estava ainda muito jovem. Foi decantado por algumas horas antes de ser servido e mesmo quando chegou, pedimos outro vinho para beber antes, para deixar esse para o final, tentando prolongar sua vida junto a nós e também dar-lhe tempo para abrir.
om o tempo, o vinho foi mostrando-se cada vez mais elegante e equilibrado. No nariz mostrou frutas vermelhas doces, toques de couro e madeira. Em boca só comprovou a sua fama e mostrou-se um excelente representante da alta elite de Bordeaux. Equilibrado, macio, volumoso e com um final longo, bem longo.
É um vinho para se deixar na taça realmente por horas, para contemplação e acompanhar seu desenvolvimento. Pena que ninguém conseguiu fazer isso, pois a tentação de bebê-lo era maior!
Sinceramente não sei dizer com quais pizzas que ele harmonizaria, pois eu não me atrevi a misturar. Deixei ele quieto e bebi sozinho depois. E não me arrependo. Acho que não combinaria e eu não queria perder nenhum gole desse vinho!
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário