É fato que o ano de 2005 foi um grande ano para a colheita e para a produção de vinhos aqui no Brasil. Não é à toa que os vinhos brasileiros dessa safra não são fáceis de se encontrar, e geralmente, quando colocados para alguma degustação ao lado de outros vinhos de outros anos, saem-se melhor.
Tive então a sorte de provar esse vinho da Lidio Carraro, que une um bom ano a uma boa casta, que é a Merlot (esse é feito 100% com essa uva, lá de Encruzilhada do Sul), que é inclusive emblemática do nosso país.
Primando pela qualidade, a Lidio Carraro sempre apresenta vinhos excelentes e que merecem destaque. E com esse não foi diferente. Mas atenção: se for beber esse vinho, eu recomendo que se deixe aerar por um tempo, se possível. Ele precisa de um tempo para respirar e com certeza vai “retribuir” com ótimos aromas, pois logo ao ser aberto ele ainda está bem fechado, sem apresentar muitos aromas. Com o tempo, surgem toques de frutas vermelhas, terra molhada, chocolate e toffe.
Em boca apresenta uma boa acidez e um bom corpo. Seu final é relativamente longo e com um mínimo de amargor, que não atrapalha.
É um belo Merlot, que apresenta muito bem as características do terroir brasileiro.
Esse custa em torno de 90 reais (pelo site da vinícola. Pode variar de acordo com a loja e região). Não é o vinho brasileiro mais barato que já vimos, mas sua qualidade recompensa.
Se tiver oportunidade, prove. Não vai se arrepender.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário