O que mudou no Miolo Cuvée Tradition

Publiquei um post sobre o espumante Miolo Cuvée Tradition Brut e um leitor me perguntou o que havia mudado.

Encaminhei a pergunta à Miolo, que me respondeu e eu replico na íntegra, abaixo, para esclarecer as dúvidas. Obrigado ao Fábio e à Grabriela pela atenção.

——————————————–

Olá Daniel, tudo bem?

Sobre a sua dúvida, quanto a real mudança da linha de espumantes cuvèe traditon, seguem algumas considerações:

Os espumantes Miolo Cuvée Tradition substitui os já consagrados Miolo Brut e o Miolo Brut Rosé, que projetaram a Miolo entre as principais produtoras de espumantes do País. Além disso, a linha foi ampliada. Incluímos um espumante demi-sec, também elaborado pelo tradicional método champenoise.

O projeto Cuvée Tradition exigiu investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões realizado a partir de uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) visando buscar a excelência na produção de espumantes e triplicar a elaboração destes na Miolo no Vale dos Vinhedos (RS) para 1,5 milhões de garrafas.

Os recursos foram aplicados na modernização dos vinhedos e em máquinas específicas para o champenoise. O projeto determinou a automatização de todo o sistema da vinificação com alta tecnologia objetivando viabilizar um sistema artesanal em escala de produção. A tecnologia foi importada da Europa e desenvolvida no Brasil.

As principais mudanças ocorreram na automatização da “Remuage”- processo no qual as garrafas eram giradas ¼ de volta manualmente todos os dias, durante aproximadamente uma semana visando decantar as leveduras do espumante para sua extremidade – e do degorgemant – que consiste no congelamento do gargalo das garrafas, juntamente com as leveduras que ali se depositaram. Dessa forma, quando a garrafa é aberta para a retirada desses precipitados a perda de pressão diminui bastante. As máquinas melhoraram os processos e possibilitaram uma constância na qualidade, tão importante para a consolidação de uma marca. Foi justamente para que o consumidor identificasse essa mudança positiva nos espumantes, que remodelamos e modernizamos todo o packaging.  Hoje a linha cuvèe tradiiton, tem rótulos elegantes, que remetem ao conceito de sofisticação do produto.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “O que mudou no Miolo Cuvée Tradition”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *