Castello di Fonterutoli Chianti Clássico 2006

Mais um vinho que eu resolvi degustar em meia garrafa. Já comentei aqui sobre os benefícios que eu vejo nas garrafas pequenas (375ml ou 187ml): se você quer beber pouco, está sozinho ou quer provar vinhos diferentes ao mesmo tempo, elas podem ser muito úteis.

O meu motivo, dessa vez, foi estar sozinho. Aproveitei então para abrir esse Chianti Classico que é produzido com 90 % de Sangiovese e 10% de Cabernet Sauvignon, pelo grande produtor Mazzei.

O vinho nitidamente ainda estava jovem. Sua coloração era de um rubi intenso e intransponível, praticamente sem halo de evolução. Seus aromas, mesmo que remetendo a frutas negras, leve amadeirado e um pouco de fumo, eram tímidos. Com algum tempo de abertura da garrafa e um pouco de aeração, os aromas tornaram-se mais presentes, mas ainda assim, nada muito exuberante. Mas pra mim ficou claro que o vinho não estava “sem aromas”, mas sim ainda muito fechado. Vai melhorar com o tempo, com certeza.

Em boca, apesar de sua jovialidade, mostrou taninos muito bem tratados, com um bom corpo e um final bem marcante e saboroso. A acidez dele também é um ponto positivo, que mostrou-se bem equilibrada.

É um belo vinho, que eu encontrei na Expand por 58 reais (meia garrafa), então acredito que a garrafa inteira deva estar em torno dos 100 reais. Não é dos mais baratos, mas tem uma boa qualidade. Se comprar, recomendo guardar mais um tempo, pois acho que vai ter melhores resultados.

E quando abrir, se puder harmonizar com uma bela lasagna à bolognesa, acho que vai ter bons resultados.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Castello di Fonterutoli Chianti Clássico 2006”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *