É fato que os espumantes nacionais estão dando show por onde passam. E realmente, a qualidade tem sido praticamente imbatível.
Mas eu gosto bastante de garimpar e encontrar novos rótulos. A gente não deve nunca fechar a nossa cabeça para os vinhos. O legal é sempre provar novos rótulos.
E foi assim que eu encontrei o Espumante Santa Carolina Brut, no Pão de Açúcar. Eu nunca tinha visto esse espumante por lá (ou pelo menos nunca tinha reparado) e resolvi arriscar.
Esse é feito 100% com a uva Chardonnay, produzido no Vale Central, no Chile. E como eu não agüento muito tempo com meus espumantes guardados, eu comprei e já abri. Resolvi harmonizar com um churrasco “de apartamento”, feito com espetinhos de lingüiça e de queijo coalho.
Mas antes vamos falar sobre o espumante. Com uma coloração amarelo palha, com reflexos dourados, tem uma espuma boa, mas seu perlage deixou um pouco a desejar. Suas bolhas, apesar de contínuas, não eram muito abundantes.
No nariz apresentou aromas de frutas secas como damasco e alguma semente, lembrando castanhas. Há também um leve adocicado no final do aroma.
Em boca mostrou uma boa acidez (mas nada excepcional), mas um leve amargor me incomodou um pouco.
A harmonização foi muito bem. Tanto o queijo quanto a lingüiça se deram bem com ele e até o amargor foi amenizado.
É um espumante interessante, mas que eu não beberia sem acompanhamento. O churrasco o melhorou sensivelmente.
Como falei, é encontrado na rede Pão de Açúcar, por um valor em torno dos 23 reais. Parece-me um valor justo pra esse espumante.
É, meus amigos, mais um ponto para os nossos espumantes.
E pra encerrar, deixo a pergunta: será que aqui é a terra do Merlot mesmo?
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário