Vinhos Encosta do Xisto

Os vinhos da região de Vinho Verde me encantam pela sua tipicidade e pela sua diferenciação em relação aos vinhos de outros lugares. São vinhos muito frescos, bastante ácidos e aromáticos. É verdade que não agradam a todos (principalmente os tintos), mas também é verdade que são vinhos que quando bem produzidos, nos brindam com excelentes sucos para serem degustados com os mais diversos pratos.

E foi para degustar vinhos dessa região que me encontrei com amigos blogueiros (João Filipe Clemente, Silvia Cintra Franco, Jeriel da Costa) e com o Sr. Leonel, que representa os vinhos. Um senhor muito simpático e tranqüilo, que quase nem parecia português (acho que ele viveu já muito tempo nos EUA e perdeu um pouco da sua “tipicidade”…)

Os vinhos da Encosta do Xisto não estão à venda ainda no Brasil. Estão sem importador, então se alguém se interessar, vale a pena entrar em contato com o pessoal. Podem me mandar e-mail que eu passo o contato do Sr. Leonel.

Vamos aos vinhos provados:

Encosta do Xisto Alvarinho 2009
Produzido somente com a casta Alvarinho, é um vinho que mostrou-se com uma coloração amarelo dourado, mais evoluída do que os vinhos verdes tradicionais. Aromas cítricos, maracujá, toque floral. Em boca é bem ácido e tem um final bem marcante. Evoluiu em taça quando descansado por algum tempo e estava sempre convidando para o próximo gole.

Afros Loureiro 2009
A linha Afros é orgânica e mostra a casta Loureiro com ainda mais tipicidade. Coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados muito brilhante. Seus aromas ainda estavam um pouco tímidos (principalmente em relação ao Alvarinho servido antes), mas com o tempo se abriram e mostraram toques de frutas brancas, banana e uma leve baunilha no final. Final de boca bastante adstringente e correto.

Encosta do Xisto Vinhão 2009
Como todos os vinhos verdes tintos, a coloração dele é fantástica. Um rubi intenso, que pinta a taça quando girado. Toques balsâmicos encheram o nariz. Em boca tem aquela acidez que “pica a boca”, também encontrado em alguns Sauvignon Blanc. Deve ser ótimo com sardinhas assadas na brasa. Testamos com queijo Grana padano e foi muito bem. Precisa de acompanhamentos fortes.

Afros Vinhão 2009
Da mesma casta que o Encosta do Xisto, mas retirado de parcelas diferentes da propriedade (orgânico). Seus aromas são mais complexos, com as frutas mais presentes. Também foi muito bem com os queijos e com uma pizza de pepperoni. Seus taninos estão muito marcantes. Precisa ser degustado com comida.

E assim deu-se mais uma degustação, que foi organizada pelo nosso amigo Jeriel da Costa, que sempre nos brinda com boas novidades.

Para saber mais sobre a Encosta do Xisto, você pode ver o site deles aqui, mas só para pegar os contatos, pois ainda não tem nada por lá.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Vinhos Encosta do Xisto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *