Todo mundo diz que pizza combina com vinho. E não é mentira. Nada como aquela bela pizza napolitana com um bom chianti pra acompanhar.
Mas como existem milhares de tipos de pizzas, imagino que também não exista só um tipo de vinho que combine com todas. E além disso, o legal é ir tentando harmonizar cada pizza com um vinho específico.
E dessa vez pedi uma pizza de pepperoni, aquele salame mais picante. Apesar de ter mussarela também no conjunto, sem dúvida o pepperoni impera pela sua força.
E qual o vinho para harmonizar? Um Chianti? Um Syrah? Um Pinotage?
Bem, na dúvida eu acabei comendo a pizza com um espumante nacional, da Salton (o Brut Método Charmat). O espumante tem uma acidez e força capaz de “combater” a pimenta do pepperoni e de “lavar” a boca, deixando ela pronta para receber mais comida. Assim que deve ser. Acho que um vinho tinto mais leve seria ultrapassado pela pizza, o que não resultaria num casamento ideal. O espumante da Salton foi escolhido propositalmente. Composto de uvas Chardonnay e Riesling, tem alta acidez, bons aromas e bom retrogosto.
Fica então a dica, um pouco inusitada, principalmente para aqueles que gostam sempre de beber um vinho tinto para acompanhar a pizza. Mas vale sempre lembrar que a pizza só é pizza pelos seus ingredientes. Uma pizza 4 queijos é bem diferente de uma calabresa. E se quiser fazer uma boa harmonização, tem que levar isso em conta.
Ponto para a pizza que estava ótima, mas também para o espumante da Salton, que é muito bem feito.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário