Tive a grata surpresa de receber esse vinho vindo através da Sociedade da Mesa, que selecionou o Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas para ser o vinho de maio/2010.
Lembro-me de ter provado esse vinho em uma feira que participei, mas como são tantos os que provamos e num ambiente tão corrido, acaba ficando difícil de “entender” todos eles. Aliás, fica impossível!
Mas é claro que me lembro que o vinho era muito bom e fiquei com ele na cabeça, esperando uma boa oportunidade. E essa oportunidade chegou. E pra minha surpresa, vejo no editorial do site e da revista que sempre que a escolha do mês é de um vinho nacional, há uma queda nas adesões. Na verdade a surpresa é menor que o desapontamento. Justo quando é possível comprar um bom vinho nacional por um preço mais acessível, as pessoas desistem? Posso afirmar que, nesse caso, estão perdendo uma belíssima oportunidade.
O Quinta do Seival Castas Portuguesas é um vinho produzido na Campanha Gaúcha, feito com as uvas Touriga Nacional e Tinta Roriz.
Com uma coloração bastante escura, me pareceu logo em taça um vinho bastante potente e com caráter. No nariz, ótimos aromas de torrefação e madeira, contrastando com uma ponta herbácea, bastante agradável. Acho que poderia ter aromas mais intensos, mas eles são persistentes.
Em boca apresentou taninos de ótima qualidade, muito bom equilíbrio e final sem amargor. Um vinho corretíssimo e que merece ser degustado com atenção e calma, para se extrair o máximo dele.
Com certeza acompanha muito bem comidas estruturadas, mas eu não iria com algo muito forte de tempero, pois o vinho apresentou-se delicado, apesar de toda a sua força. Um peru com ervas? Um pato assado? Talvez até um ragú com polenta ou uma carne assada com temperos leves.
Esse me custou 38 reais (somente para associados da Sociedade da Mesa) e dessa vez eu achei que valeu a pena. Fiquei contente.
E no mês que vem teremos um californiano. Já estou esperando com água na boca!
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário