A Moscato Giallo me parece uma uva bastante consumida (em vinhos, claro), no sul do Brasil, mas em outras regiões ela não é tão comum assim. Essa é a minha impressão e sem nenhum embasamento técnico (inclusive se alguém tiver alguma informação contrária ou complementar, por favor me mande).
Talvez essa minha impressão seja porque eu só provei esse vinho lá e vi muita gente falando (bem) desses vinhos nessas viagens.
E é de lá que vem esse vinho, que é produzido pela Vinícola Bassanesi, que eu já comentei alguns vinhos aqui. Esse fez parte da amostra que o Vainer, que é Diretor da Bassanesi me mandou para provar.
O vinho tem uma coloração amarelo dourado claro e é muito aromático. Passa por florais, mel e cítricos. Em boca é um vinho leve (tem 11% de álcool), mas bem balanceado. Há até um toque adocicado no final, lembrando inclusive os nossos espumantes feitos de moscatel.
Esse vinho é um bom acompanhamento para entradas, saladas verdes e sem muito tempero e até frutos do mar. Deve ser consumido a uma temperatura mais baixa para exalar todos os seus aromas e ser agradável em boca.
Sugiro provar um vinho de Moscato Giallo para fugir um pouco dos tradicionais “Chardonnay-Sauvignon Blanc-Riesling” que encontramos facilmente por aí. É uma boa pedida para o dia a dia, principalmente em dias quentes.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário