Esse é um vinho que merece a nossa atenção. Não só pela uva (Lagrein), que é uma variedade não muito comum em nosso dia a dia, mas também pelas qualidades desse vinho que é feito no Alto Adige, uma DOC italiana muito interessante.
Com uma coloração rubi intensa e um pequeno halo de evolução, produz lágrimas grossas e lentas.
No nariz impressiona pela qualidade e quantidade de aromas que exala, desde sua abertura até algumas horas depois. Passando pelo floral misturado com terra, lembrando um campo de flores, passando por algumas frutas como ameixas pretas e terminando em aromas mais complexos como chocolate amargo, defumado e principalmente especiaria, lembrando pimenta branca. Um belo bouquet, que permanece na taça mesmo depois de um bom tempo decantado.
Em boca tem um bom equilíbrio e um final médio, mas bem agradável. É um excelente companheiro para as tradicionais comidas italianas e até para o nosso churrasco. Foi provado com este último e acompanhou bem lingüiça na brasa, frango grelhado e a tradicional picanha. Bastante versátil.
Recomendo esse vinho para quem quer conhecer essa uva. Esse vinho me surpreendeu positivamente pelas suas qualidades. É importador pela Decanter e pode ser encontrado nas lojas especializadas que têm parceria com essa importadora.
Agradeço ao meu cunhado Beto por ter me apresentado esse vinho. É um que vai habitar minha adega muito em breve.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário