A Villaggio Grando é uma vinícola familiar situada em Santa Catarina, mais especificamente na região de Água Doce, a mais ou menos 1300 metros de altitude. O local era a fazenda madeireira da família, que por uma dessas belas situações que a vida nos traz, recebeu a visita de um amigo produtor de armanhaque que ficou encantando com o terroir do local. Após alguns estudos, o fundador, o senhor Mauricio Carlos Grando, resolveu apostar na produção de vinhos. Aposta acertada, eu diria!
A madeira plantada ali deu lugar aos tanques de inox e a outros tipos de madeira (agora barris de carvalho) e a Villaggio Grando hoje tem uma bela gama de produtos que são reconhecidamente de qualidade superior.
Para quem tiver a oportunidade de provar seus vinhos, sugiro conhecer o Innominabile, que é um corte de várias safras e uvas e tem características muito interessantes. Atualmente estão preparando o lote 4 para o mercado. Comentei sobre esse vinho aqui.
Outros que precisam ser provados são os brancos. Conheci também o Chardonnay (veja aqui), que apesar de não passar por barricas, apresenta aromas terciários muito interessantes. Soube que o Sauvignon Blanc deles possui também características muito peculiares. Quando provar, conto para vocês.
Para conhecer mais sobre a vinícola, veja o site deles aqui.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário