É fato que os brasileiros, mesmo muitos dos amantes do vinho, não conhecem muito bem a produção – e principalmente a qualidade – do vinho nacional.
Pensando nisso, resolvi então escrever um pouco sobre isso e iniciar um “banco de dados”. Vou publicar nessa semana sempre sobre uma vinícola e sobre um dos vinhos deles. A partir da semana seguinte, vou publicar conforme demanda, sempre atualizando um post que vai se chamar “Vinícolas e Vinhos Nacionais”. Assim o leitor poderá sempre consultar esse post e sempre que tiver um vinho ou vinícola incluídos, ele constará nesse post. Não entendeu? Calma que amanhã mesmo já vem esse post, aí você vai entender.
Mas é importante ressaltar que está longe de mim querer levantar uma bandeira nacionalista ou até mesmo revolucionária. Minha intenção é só ajudar o leitor a compreender e conhecer um pouco mais do que temos feito aqui no Brasil pelos vinhos. OS produtores estão investindo muito em qualidade e em tecnologia. E o reflexo disso é que estamos melhorando muito o nosso produto.
E você pode me perguntar? Mas os vinhos nacionais se comparam aos vinhos importados?
Certamente não se comparam. Mas na verdade, não dá pra comparar mesmo, pois as características de nosso terroir são únicas e por isso, os vinhos brasileiros são somente brasileiros.
Abra a cabeça e permita-se provar alguns de nossos vinhos nacionais. Nas próximas matérias falarei rapidamente sobre algumas vinícolas e sobre um vinho de cada uma delas. Vale a leitura e a busca por esses vinhos. São vinhos bons, corretos e principalmente mais baratos do que os importados.
E para terminar (e reforçar), eu não sugiro de forma alguma que você deixe de beber os vinhos importados. Acho que devemos provar tantos quantos forem possíveis, mas acho que podemos nos permitir colocar vinhos nacionais em nossa lista de “desejos”.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário