Esse é uma boa dica para quem gosta dos vinhos italianos, principalmente os que são feitos com a uva Sangiovese. Essa uva é famosa por ser a principal na produção de vinhos muito conhecidos como o Brunello de Montalcino, por exemplo, além de ser parte integrante obrigatória nos supertoscanos.
Produzido pela Cantina di Montalcino utilizando somente essa casta, é um vinho que tende a agradar muitos paladares, devido à sua leveza. Diferentemente do que pensamos em primeira instância quando falamos da Sangiovese, esse não é um vinho extremamente tânico, com aquela acidez alta. É um vinho mais suave. Eu diria que é uma “sangiovese domada”.
Com uma coloração rubi brilhante e lágrimas numerosas, mostrou-se um vinho ainda jovem, apesar de seus 4 anos de idade. É o que se espera dessa uva, pelo menos.
No nariz trouxe aromas de frutas vermelhas já em compota, especiarias como canela e um toque de baunilha no final. Não foram aromas muito complexos nem um grande bouquet, mas todos muito francos e persistentes, mesmo depois de algum tempo em taça.
Na boca apresentou boa acidez (mas não passando do ponto) e bom corpo. Seu final não é dos mais longos, mas é justo.
Esse vinho é encontrado no Empório Vila Buarque e importado pela Santa Ceia Vinhos por aproximadamente 60 reais. Um preço justo para um bom vinho italiano da região da Toscana. Vale o investimento para provar e conhecer os vinhos de lá, para depois se aventurar, talvez, pelos Rossos e Brunellos de Montalcino.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário