Meandro do Vale Meão 2007

Mais um belo vinho português degustado. Esse é da região do Douro, de onde saem grandes e famosos vinhos para o mundo.

Antes de falar sobre o vinho, vale destacar que a Quinta do Vale Meão é uma propriedade da Casa Ferreirinha e foi a última propriedade adquirida pela Dona Antonia (a proprietária da famosa casa), que na época foi muito criticada, pois comprou, como disseram por lá, uma terra cheia de nada. Dirigida pelo seu trineto, é hoje uma vinícola de grande prestígio e seu vinho top da casa, o Quinta do Vale Meão, é colecionador de prêmios e claro, elogios. Suas vinhas já produziram uvas para se fabricar o famoso Barca Velha.

Mas o Meandro do Vale Meão, que é o segundo vinho da casa, não deixa nada a desejar, chegando a receber inclusive 91 pontos do Robert Parker na safra 2005 e 92 pontos da Wine Spectator na safra 2006.

Para se produzir esse vinho são utilizadas as vinhas mais jovens (aproximadamente 15 anos de vida) e é um corte com praticamente todas as uvas plantadas na quinta, mas com predomínio de Tinta Roriz e Touriga Nacional.

O vinho tem uma coloração rubi intensa, com um pequeno halo de evolução. No nariz, aromas de frutas vermelhas frescas, um toque amadeirado e aromas terciários como baunilha, tabaco e também um pouco de especiarias.

Em boca, muita maciez e equilíbrio, com um final longo, persistente e praticamente sem amargor.

É um vinho que merece atenção e que deve ser degustado com calma. Recomendo algum tempo de decanter para que ele se mostre mais plenamente.

Importado no Brasil pela Mistral, custa em torno de R$ 100,00. Um ótimo preço para esse vinho.

Um abraço

Daniel Perches

meandro


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

3 respostas para “Meandro do Vale Meão 2007”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *