Como já relatei algumas vezes aqui, temos que nos render à grande capacidade dos franceses para produzir vinhos de qualidade. Afinal de contas são muitos e muitos anos (aliás, séculos) se aprimorando, para que possamos beber verdadeiras “jóias líquidas”.
E dessa vez eu conheci um vinho de lá que tem um ótimo custo X benefício. Produzido na Coteaux Du Languedoc com as uvas Syrah, Grenache, Mourvedre, Carignan, o Domaine de Granoupiac é um ótimo exemplar de um vinho francês “simples e muito bem feito”.
E antes que me entendam mal, quando falo “simples” não é porque o vinho não tem qualidade. Pelo contrário, a sua qualidade é ótima. Só estou categorizando ele como “simples”, por não ser nenhum cru ou algo assim.
Eu estava com esse vinho há alguns meses em minha adega esperando uma boa ocasião e esse dia chegou. Abri o vinho e deixei-o descansar por alguns instantes antes de começar a degustar. Só melhorou o conjunto da obra. Seus aromas se abriram, seu sabor ficou mais intenso e “redondo”.
Vamos falar um pouco sobre ele: possui uma coloração vermelha bem clara, lembrando um pinot noir. Havia um bom halo de evolução e reflexos já bem claros. Acredito que essa safra esteja no auge da sua maturidade.
No nariz, um belo bouquet formado por aromas de flores do campo, frutas frescas com destaque para cereja e groselha e um aroma terciário de couro.
Em boca mostrou boa acidez e taninos bem amaciados. Sobrou um pouco de álcool, mas ao ser degustado com a comida, esse álcool sumiu e deu lugar inclusive a sabores mais intensos.
Foi harmonizado com uma pizza de lingüiça com alho-poró, cebola e tomate. O prato tem por característica um leve toque adocicado, que deve vir do tomate que fica no vapor e depois se mistura com a lingüiça. Esse toque doce contrastou muito bem com o vinho, produzindo um ótimo casamento.
É um vinho que me custou R$ 42,00 (importado pela Vinea no Brasil) e que entrou para a minha lista de “Best buys”. Vale a pena provar. Esse dá até pra beber sozinho, pois é leve e com o tempo de garrafa aberta, vai se abrindo e liberando o pouquinho de álcool que tinha a mais.
Fico então com mais um vinho francês de bom custo. Se você conhecer mais algum, por favor comente. Precisamos divulgar as coisas boas.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário