Se você gosta de Chardonnay, guarde esse nome. Ou melhor, compre esse vinho!
Provei o Villard Chardonnay lá no Tokay, bistrô muito aconchegante que eu sempre freqüento quando vou a Campinas, tanto pelas ótimas opções de vinhos (eles são representantes da Decanter e Zahil em Campinas) quanto pelo sempre agradável papo com o Sommelier José Hilton e a simpática Letícia, que me acolhem muito bem.
O Zé me sugeriu provar esse Chardonnay chileno, produzido com uvas vindas do Valle de Casablanca , que tem uma boa passagem por barricas de carvalho – 10 meses, e me disse que seria um dos melhores chardonnays que eu já provei. Topei o desafio e experimentei e o resultado foi impressionante. Realmente, esse vinho é muito bom!
Em taça, mostrou uma coloração amarelo ouro, bastante encorpada. No nariz, aromas deliciosos de frutas brancas maduras e em geléia, como melão e um toque de abacaxi em calda. Os aromas de carvalho e avelã imperaram na taça, dando bastante elegância ao vinho.
Em boca, muita untuosidade e equilíbrio. É um vinho que você coloca na boca e não quer nem engolir. Só de ficar com ele lá, saboreando, é um grande deleite. Ótimo final, longo e persistente (aliás, que persistência…).
Acredito ser perfeito para acompanhar um fondue de queijo. Até penso em outros pratos, mas esse me parece o mais apropriado.
E o melhor é o seu preço. Custa em torno de 78 reais. Um ótimo preço pela sua qualidade. Confesso que já provei muitos Chardonnays bem mais caros que não chegaram nem aos pés desse. Vale a pena provar. E se você achar que ele está “velho”, saiba que a estimativa de guarda informada pelo produtor é de 7 anos. Ou seja, está em plena ascensão!
Se gostar, me conte.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário