A uva emblemática do Uruguai é a Tannat. Emblemática porque dentre as castas produzidas por lá, essa é a que melhor se desenvolveu, produzindo vinhos muito bons.
E pensando nisso, resolvi provar esse vinho, que é produzido pela Bodegas Carrau, em Canelones, no sul do país.
Ótima decisão, pois o vinho é realmente muito bom. Eu poderia dizer até que é um dos tannat´s mais redondos que eu já provei (do novo mundo, importante ressaltar). Fiquei tão impressionado que provei rapidamente em um dia e como o vinho não me saía da cabeça, voltei à loja pra degustar novamente.
Com uma coloração rubi intensa e um halo bem desenvolvido, mostrou-se em sua plenitude, mas acredito que dê para ser armazenado ainda por alguns anos.
Aromas de frutas vermelhas em geléia e um toque amadeirado (passando de madeira seca a molhada, com o tempo) foram os aromas que eu percebi. Muito intensos e macios, me encantaram bastante.
Em boca, muita maciez e equilíbrio. Lembrou-me vinhos do velho mundo (da França inclusive), por sua suavidade. Final longo e sem nenhum amargor.
Mas o melhor vem agora: esse vinho custa em torno de 60 reais (importado pela Zahil aqui no Brasil). Ou seja, encontrei um vinho de ótimo custo X benefício.
Vai super bem com um assado de porco ou até mesmo um churrasco bem brasileiro. Acho que pode se dar bem também com um molho a base de tomate, mas pra essa harmonização é preciso testar (e quem o fizer, por favor me conte).
Pra quem quer conhecer um bom vinho uruguaio, essa é a dica. E olha que esse nem é o vinho top da vinícola. Eu vou, com certeza, buscar mais alguns deles pra provar. E em breve conto aqui.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário