Hoje é o meu aniversário e pra comemorar? VINHO!
Já são 31 primaveras que acumulo, sempre procurando manter o espírito cada vez mais jovem (e o corpo também, senão não adianta).
E pra comemorar, com uma tarde chuvosa na capital paulista, preferi ficar em casa com minha esposa e saborear uma comida feita com capricho e um bom vinho. A comida foi um risoto de calabresa com palmito, que foi relativamente fácil de harmonizar.
O vinho escolhido foi esse francês do Medoc, que tem em sua composição 60% de Cabernet Sauvignon, 34% de Merlot, 5% de Petit Verdot e 1% de Cabernet Franc.
Como um legítimo francês, ele estava bastante fechado inicialmente, ou seja, seus aromas ainda estavam bem escondidos e até aparecia um pouco de álcool sobrando.
Ao ser aerado por pelo menos meia hora, o vinho começou a mostrar suas características. Boa fruta, com destaque para groselha e ameixa ainda um pouco verde.
Na boca, um vinho leve e bem equilibrado, com boa acidez e taninos bem redondos. O final dele me pareceu mais curto do que eu esperava que fosse, mas pode ser que eu estava esperando demais dele. É um vinho bastante redondo e foi muito bem com a comida.
Importado pela Vinea com um valor um pouco acima dos 100 reais, considero-o um bom exemplar para se abrir com calma, deixando-o descansar e respirar por pelo menos uma hora antes de degustar. Tenho certeza que ele retribuirá essa gentileza.
Um abraço e saúde!
Daniel Perches
Deixe um comentário