Seguindo a idéia de fazer degustações temáticas, realizamos recentemente uma italiana. Essa escolha de país deveria ser subdivida em várias regiões, pois esse país nos brinda com muita coisa boa. Espero poder fazer isso em breve, mas vamos à nossa “genérica”.
Alguns vinhos mereceram a nossa atenção e esse foi um deles. O Poggio Argentiera é um corte de 85% de Sangiovese, 10% de Ciliegiolo e 5% de Alicante.
E o resultado desse corte não poderia ser melhor. Um vinho de grande intensidade aromática e sabor. Logo ao abrir a garrafa já pude sentir o seu agradável aroma de frutas negras frescas, com um leve toque mentolado. Alguns relataram até alguma semelhança com aromas de Malbec.
Na taça, o vinho mostrou uma coloração bastante viva, com um pequeno halo de evolução. Suas lágrimas, bem coloridas, deram um toque extra à beleza do vinho.
Em boca, o vinho mostrou-se bastante redondo, com taninos bem macios. Um corpo relativamente volumoso e os aromas ressaltados na boca fizeram desse vinho um dos principais da degustação.
É um vinho da DOCG de Morellino de Scansano, que fica na região de Maremma, na Toscana. Pelo menos pra mim essa região é pouco conhecida e degustada. Uma pena, pois todos os vinhos que eu já provei de lá foram muito bons e mereceram minha atenção. E esse vinho, além dessas boas características, tem essa uva, a tal de Ciliegiolo, que é uma uva diferente. Alguns dizem que é um clone de Sangiovese. Confesso que encontrei pouca literatura sobre essa uva, mas vou procurar mais informações e publico aqui pra gente conhecer melhor. Se alguém tiver alguma indicação de fonte, por favor me mande. Por enquanto ficamos com a boa indicação desse vinho italiano.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário