Tive o prazer de encontrar novamente os meus já amigos blogueiros Alexandre (Diário de Baco), Cristiano (Vivendo Vinhos) e Emerson (ainda com seu blog em preparação, conforme declaração dele mesmo), para uma deliciosa degustação dos vinhos da Lídio Carraro, gentilmente cedidos pela vinícola para o Cristiano. A degustação ocorreu no restaurante Via Vino, em Vinhedo-SP. Um local muito aconchegante, que tem um toque especial vindo do seu proprietário, muito simpático e alegre.
Degustamos 8 vinhos e pretendo comentar sobre todos eles. Vou listar todos aqui e comentarei os que eu achei mais interessantes.
A Lídio Carraro nasceu em 1998, com vinhedos em Bento Gonçalves e nas Terras da Encruzilhada do Sul. Entitula-se “Vinícola de Boutique”, produzindo poucas quantidades, sempre com muita técnica, qualidade e esmero. Sem dúvida, seus vinhos são muito bons e quem tiver a oportunidade de visitar a casa deles lá em Bento Gonçalves (é uma casa mesmo, que foi adaptada pra receber o público), vai perceber que o vinho é tratado com muito respeito por lá.
Eles produzem dois espumantes (Brut e Moscatel), um branco (Chardonnay), um rosado (Merlot, Tempranillo, Touriga Nacional e Pinot Noir) e vários tintos (de várias castas, que vamos falar mais pra frente).
Os vinhos degustados foram os seguintes:
1 – Reserva da Serra Brut
2 – Dádivas Chardonnay 2008
3 – Dádivas Rosé 2008
4 – Reserva da Serra Cabernet Sauvignon 2006
5 – Reserva da Serra Merlot / Cabernet Sauvignon 2005
6 – Reserva da Serra Merlot 2006
7 – Elos Cabernet Sauvignon / Malbec 2007
8 – Reserva da Serra Merlot 2006
Depois dessa árdua tarefa, ainda tivemos uma excelente massa para jantar. Realmente, quando acabou, ficou o gostinho de “quero mais”. Espero que em breve possamos fazer novamente outro encontro, pois foi muito interessante trocar idéias com o pessoal e poder conhecer um pouco mais dessa já emblemática vinícola nacional. Nos próximos dias, falarei sobre os vinhos que, na minha opinião, se destacaram.
Mas se já quiser ver mais sobre a vinícola, acesse o site deles aqui.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário