D. José Ruby – Um porto para o dia a dia

dom_jose_rubyEssa semana me deparei com uma pergunta que me intrigou: “Quando beber vinho do porto?”. Me intrigou porque é algo que eu realmente não tinha parado pra pensar. Qual é a melhor “ocasião” pra se beber um vinho do porto?

Eu diria que devemos beber vinho do porto sempre! Ele deve ser bebido (em suas corretas proporções) como deve ser bebido o tinto, o branco e o espumante. Sempre, mas com moderação.

E pensando nisso, sugiro esse vinho Ruby da Real Companhia Velha. É um vinho do porto “jovem”, pois fica só 3 anos em madeira antes de ser entregue ao mercado.

É feito com as uvas Touriga Nacional, Touriga Francesa, Bastardo, Tinta Roriz, Tinta Carvalha, Tinto Cão e Mourisco, utilizadas em percentagens não definidas, como o próprio produtor diz. Só os nomes das uvas já nos deixa com vontade de conhecer o vinho, não é mesmo?

 

Esse, como os Rubys em geral, não tem a complexidade de um LBV ou de um Vintage, mas pode servir bem para quem quer talvez se acostumar com esse tipo de vinho.

 

E pra acompanhar, sugiro algumas frutas secas fortes ou até mesmo um queijo azul (roquefort, gorgonzola, etc). Uma harmonização clássica é com chocolate. Eu provei e realmente foi bem.

 

O preço dele gira em torno de R$ 45,00. O que é um bom preço para um vinho do porto, que como eu disse, é ótimo para o dia a dia.

 

Em breve, falaremos sobre os diferentes tipos de vinhos do Porto existentes. Aguardem.

 

Abraços

 

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

6 respostas para “D. José Ruby – Um porto para o dia a dia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *