Pra quem está acostumado a lembrar do Piemonte só pelos Barolos e Barbarescos, vale a pena conhecer a região D´Alba, que produz ótimos vinhos.
Esse Dolcetto D´Alba, do produtor Conterno Fantino, é mais um dos belos exemplares italianos que a Enoteca Fasano têm a oferecer.
Feito 100% com a uva Dolcetto, é um vinho que tem uma coloração rubi intensa, com um pequeno halo de evolução, mostrando que o vinho pode ser guardado ainda por mais alguns anos (eu diria que de 2 a 3 anos), mas se quiser beber agora, também terá um enorme prazer, como foi o meu caso.
No nariz, notas intensas de frutas vermelhas maduras, contrastando com um leve aroma “amarrado”, de seus taninos fortes e característicos. Aromas terciários de madeira e chocolate apareceram depois de algum tempo em taça. Esse vale a pena decantar por alguns minutos (talvez uma hora).
Em boca mostra muita estrutura e vivacidade. Boa adstringência e final longo e prazeroso, mas tenho que contar para vocês que é um vinho para quem aprecia realmente os bons italianos, que são fortes e gastronômicos. Esse não dá pra beber sem comer nada não…
A Dolcetto é uma uva pouco difundida aqui no Brasil, talvez até pelo seu valor (esse custa aproximadamente R$ 120,00 na importadora), mas que deveríamos ter mais em nosso cardápio, pois é uma ótima companhia para massas fortes e queijos curados. Fico sempre muito contente quando posso beber um bom Dolcetto, como foi o caso.
Aliás, tenho que agradecer aos grandes amigos Fábio e Cintia por oferecerem esse ótimo vinho. Tenham certeza que será retribuído! 🙂
E se tiverem alguma sugestão de bons Dolcettos, por favor, me mandem.
Abraços
Daniel Perches
Deixe um comentário