Eu fico muito contente sempre que encontro um vinho nacional de qualidade. Acho que é meu instinto nacionalista que se aflora. E foi assim com esse vinho da Casa Valduga, que foi degustado na companhia de grandes amigos, que nos brindaram com essa garrafa especial, comprada na viagem deles lá para o sul.
Como era de se esperar, eles ficaram encantados com a Casa Valduga (e com os seus vinhos). Essa vinícola é, sem dúvida, uma das mais bonitas e charmosas de todo o Vale dos Vinhedos.
Mas vamos ao vinho, senão a gente fica falando sobre a vinícola sem parar… Esse Gran Reserva merece a classificação. É um vinho que tem uma coloração amarelo ouro muito intensa, com uma untuosidade que dá pra notar já na taça.
No nariz, vários aromas muito agradáveis e harmônicos, fazendo da experiência olfativa um prazer à parte. Frutas brancas (pêssego, abacaxi), aromas doces como baunilha, mel e amêndoas (alguns detectaram chocolate branco) dançavam na taça, fazendo a gente se encantar com o vinho.
Em boca, uma acidez muito equilibrada. Foi degustado com queijo colonial e com gorgonzola. Sinceramente, eu preferi o queijo colonial, talvez por ser mais suave. Achei o vinho delicado demais pra “brigar” com um gorgonzola.
Seu final é relativamente longo e macio. Dá pra ficar lembrando dele por um bom tempo, só pensando no próximo gole…
E assim foi a nossa degustação desse vinho, que como tudo que é bom, durou pouco, mas deixou saudade.
Abaixo tem a ficha técnica dele, pra quem quiser procurar. Vale a pena.
Abraços
Daniel Perches
———————–
FICHA TÉCNICA
Produtor: Casa Valduga
País: Brasil
Uva: Chardonnay
Ano: 2008
Valor: R$ 55,00 (aproximadamente)
Deixe um comentário