Continuando a falar sobre castas não muito conhecidas, vamos para esse belo exemplar de vinho branco do Piemonte, Itália.
Esse vinho é importado pela Vinea Store, aqui em São Paulo e até ir lá e vê-lo, eu nem tinha ouvido falar nessa uva. Custa aproximadamente R$ 78,00.
Enfim, vinho aberto e vamos às características dele: uma coloração amarelo-palha fraco, com reflexos esverdeados.
No nariz, aromas de frutas brancas – cítricas, melão e um pouco de maçã-verde apareceu. Não encontrei aromas de fermentação ou de qualquer outro tipo de evolução dentro da garrafa.
Em boca é bem ácido e forte, até alcoólico. Bem potente e fresco.
Apesar do frio que faz hoje (em torno de 18 graus), deu pra beber numa boa, acompanhando alguns petiscos e até com um purê de batatas. Bem versátil.
Pareceu-me um vinho elegante e bem típico. Foge um pouco dos tradicionais “Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling”. Isso é legal, para podermos conhecer outros tipos de vinhos, não acham? Eu gosto muito de vinhos brancos, mas às vezes fico pensando se não deveria conhecer mais vinhos diferentes. Esse é um deles, que vale a pena.
Dei uma breve pesquisada na internet e achei outros produtores da mesma uva, que eu vou procurar e experimentar, para poder comparar. Por enquanto, esse é o melhor Arneis que eu já provei… 🙂
Você conhece algum vinho feito com a uva Arneis que valha a pena experimentar? Se sim, manda pra mim!
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário