Você já tem a sua confraria? Eu participo de uma, que é pequena e despretensiosa, mas que me dá muito prazer. Um casal de amigos que se interessa por vinhos nos acompanha, uma vez por mês, para um almoço no sábado. Cada vez é na casa de um.
Agora, pra variar um pouco, resolvemos fazer um “especial países”. Nesse sábado o tema é Argentina.
Funciona assim: o casal que recebe faz a comida típica e separa um vinho de entrada. O casal que vai visitar leva dois vinhos do país em tema. Se tiver vinho de sobremesa, fica também por conta do dono da casa.
É uma delícia. A gente se diverte muito, come e bebe muito bem e conhece vinhos diferentes. Agora, com essa idéia de países, teremos também uma parte “informativa”, onde falaremos dos países também. É uma aula de Geografia voltada ao vinho, que vem de lambuja.
E se você acha que precisa ter uma super adega pra caber todo mundo ou que precisa conhecer muito de vinho para formar a sua confraria, está enganado. O que importa é a vontade de se reunir, de comer e principalmente de beber vinho.
Acho que todo mundo deveria participar de uma confraria de vinhos, nem que fosse como “ouvinte”, pra conhecer um pouco desse mundo. De todas as degustações que participei (que não deixam de ser um tipo de confraria), nunca vi nenhum ato desrespeitoso, por exemplo. É um ambiente muito interessante e gostoso.
Como disse, nesse sábado tem encontro. Depois eu vou relatar aqui os vinhos e as comidas, com certeza. Aguardem!
E você, tem alguma confraria? Como é? Me conte!
Abraços
Daniel Perches
Deixe um comentário