Miolo Cuvée Tradition Brut X Salton Evidénce

Durante o carnaval me prestei a provar alguns espumantes que eu ainda não conhecia e tive a felicidade de provar esses dois seguidamente. A comparação foi inevitável, afinal de contas os dois possuem características muito próximas: os dois são feitos pelo método champenoise, possuem as mesmas uvas em sua composição (Chardonnay e Pinot Noir) e não só são nacionais como são de duas grandes vinícolas. Antes que me perguntem se não está faltando aqui um ou outro espumante, até mesmo de uma grande vinícola, já conto que a idéia aqui não é fazer nenhum painel e nem denegrir ou ressaltar ninguém. Foi simplesmente o acaso de uma prova seqüencial que originou essa comparação.

Vamos então ao “embate”:

Quesito 1 – perlage
Como esse quesito é muito polêmico e envolve muitos fatores (como limpeza da taça, por exemplo), vou me furtar das avaliações e só comentar que os dois se saíram muito bem.
Resultado: EMPATE

Quesito 2 – Aromas
Apesar do Miolo ter aromas frescos muito intensos, o Salton apresentou aromas mais complexos
Resultado: PONTO PARA SALTON

Quesito 3 – Acidez
Nesse a Miolo foi muito melhor. O espumante Salton mostrou-se até fraco.
Resultado: PONTO PARA A MIOLO

Quesito 4 – Persistência
Acidez alta, persistência baixa. Miolo agora deixou a desejar. Salton, apesar de ter um leve amargor, tem uma boa persistência.
Resultado: PONTO PARA A SALTON

Quesito 5 – Preço
Esse eu considero um quesito muito importante e aí a Miolo bate a Salton de goleada. 30 reais da Miolo contra 50 da Salton
Resultado: PONTO PARA A MIOLO

Considerando os quesitos acima e principalmente o preço, eu considero o Miolo Cuvée Tradition Brut o vencedor do embate. Não é fácil encontrar um bom espumante, feito pelo método Champenoise, brasileiro, com aquela qualidade. E vale ressaltar que se o Salton fosse mais barato, ganharia de longe, mas infelizmente preço é um quesito muito forte.

Informação importante: essa comparação foi feita unicamente com intuito lúdico.  Qualquer consideração, reclamação ou elogio é bem vinda, pois em breve farei mais disputas como essa.

Para ver o post sobre o Miolo Cuvée Tradition clique aqui e para ver o Salton Evidence clique aqui.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>