Um dos vinhos da Bodegas Torres que eu provei em minha viagem à Espanha e que me impressionou foi o Grans Muralles 2006. Esse é um dos tops da vinícola e é feito bom bastante cuidado, além de ser bem pequena a produção. Estive tanto na vinícola onde se produz quanto no vinhedo (Conca de Barberà), que fica um pouco mais longe de Barcelona e vi que qualidade por lá não é brincadeira. O nome do vinho vem da grande muralha que existe bem no meio dos vinhedos, que serviu para proteger os monges contra os ataques mercenários.
Feito sempre com uma mescla de várias uvas Carignan, Garnacha, Garró (uma uva praticamente extinta) Monastrell e Samsó, o Grans Muralles é daqueles poucos vinhos que conseguem aliar perfeitamente a força, potência e estrutura dos solos da Espanha (especificamente da Catalunya) com uma impressionante elegância.
É encorpado e estruturado, mas mesmo o 2006, que estava nitidamente ainda jovem, já estava “pronto para beber”. Provei ele sem nenhum acompanhamento e senti não ter alí uma boa carne cozida lentamente com ervas e especiarias. Acho que ficaria perfeito.
Como bom vinho top, o preço dele é alto (lá na Espanha custa 125 euros), mas para quem estiver disposto a pagar, tenho certeza que não vai se arrepender.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário