Um dos principais produtores de Cava (espumante espanhol feito na Cataluña) de qualidade é a Juvé y Camps. A união de duas família deu o nome à vinícola, que hoje está em sua terceira geração, produzindo vários tipos de Cavas e distribuindo para o mundo inteiro.
Em geral (para nossa alegria), Cavas são espumantes que têm um preço acessível. É fácil encontrar um bom Cava por um preço em torno de 50 reais. No caso do Juvé y Camps, falamos de valores um pouco mais altos, mas a qualidade acompanha.
Provei 3 cavas deles e um vinho branco. Gostei muito dos Cavas, que realmente se destacam. O vinho branco pode até ser legal e “virar tendência” como comentado pelo Rodrigo, o Sommelier da Premium Drinks, mas não foi meu favorito. Achei que sobraram aromas e faltou acidez. Na boca o vinho não é tão interessante quanto no nariz. De qualquer forma, vale provar pelo seu corte diferente (e claro, fazer sua própria avaliação e decidir se gosta ou não).
Abaixo conto rapidamente sobre cada um dos cavas.
Brut Nature Gran Reserva 2009
Muito delicado. Com bastante corpo, tem um primeiro ataque de frutas cítricas, leve tostado e um final muito interessante. É um cava bem encorpado e sério. O vinho não passa por madeira, mas fica 4 anos sobre as borras, então da esse toque mais forte.
Juvé y Camps Cinta Púrpura
Esse leva um pouco de açúcar na hora do degorgement. Sente-se bem no começo, mas depois fica mais seco na boca. Mas não confunda, pois é um Brut.
Gran Juvé y Camps
Mais estruturado, bem fino, toques de levedura. Fica mais de 4 anos descansando antes de ser feito o degorgement. Cava para ser servido em ocasiões especiais ou com uma boa comida para acompanhar, pois vai valer a pena.
E para terminar, quero aproveitar e dar a dica para que você conheça o Venga!, o restaurante espanhol que é um show. Tapas deliciosas e de altíssima qualidade para acompanhar seu vinho ou espumante. Foi lá que eu provei e lembrei dos meus dias em Barcelona (com saudades, é claro).
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário