Estive recentemente em uma degustação de vinhos da América do Sul (na verdade dessa vez eram basicamente só da Argentina e Chile), de Merlot e Cabernet Sauvignon. Foram 34 vinhos provados às cegas e fomos então dando as notas e só depois que vimos quais eram os vinhos.
Tudo muito didático e interessante, mas o mais legal mesmo foi ver que um dos que eu mais gostei foi o Andeluna Altitud Merlot 2011. Eu achei legal porque eu gosto muito dessa vinícola, que é do Sr. Lay, o cara das batatas fritas, lá dos Estados Unidos. A vinícola é linda e merece ser visitada por quem for à Mendoza e os vinhos sem dúvida merecem ser provados. Dos mais básicos aos tops, eles fazem muita coisa boa por lá.
Esse merlot me encantou porque tem uma boa concentração, tem boa fruta, aromas levemente tostados e nada que enjoe. Pelo contrário, ele tem aquela acidez controlada, que fica chamando para o próximo gole, pedindo para ser bebido.
No final da degustação, como sempre acontece, as garrafas estavam com um pouco de vinho ainda e os participantes estavam dividindo o que levar embora. Eu não hesitei e trouxe só essa para mim. No dia seguinte fiz um polpetone da Voilà e ficou fantástico. O molho de tomate combinou perfeitamente com o vinho e foi uma refeição de rei.
Se você tiver oportunidade de fazer esse teste, eu acho que não vai se arrepender. E depois me conte se é só uma questão emocional (eu já estive algumas vezes na Andeluna) ou se o vinho é bom mesmo.
Um abraço
Daniel Perches
Veja todos os posts que já fiz sobre a Andeluna aqui. O site deles é www.andeluna.com.ar e o importador no Brasil é a World Wine.
Deixe um comentário