Se você gosta dos vinhos portugueses, tem que provar esse, vindo da famosa região do Alentejo! Eu diria que é um dos clássicos de Portugal. E o melhor, o preço ajuda. Custa em torno de R$ 90,00 (na importadora). Se comparado com os grandes ícones como o famosíssimo Barca Velha, que custa em torno de R$ 900,00, é uma boa compra, não é mesmo?
Provei esse vinho numa degustação na ABS, que envolveu outros vinhos muito bons, que serão comentados aqui posteriormente, mas esse mereceu ser o primeiro porque eu estava querendo experimenta-lo faz tempo. Aliás, estou com duas garrafas dele em casa esperando por uma boa ocasião. Quem sabe não vai ser com o bacalhau que está sendo ensaiado?
Bem, o vinho é muito bom! Uma coloração rubi intenso com um pequeno halo de evolução já mostra que o vinho é bem estruturado.
São 4 castas: Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet-Sauvignon, que foram muito vinificadas separadamente. O vinho passa 12 meses em barricas americanas e francesas, formando um ótimo blend, com um leve tostado no nariz, mas bem suave mesmo.
Ainda no nariz encontramos muita fruta vermelha bem madura e algum aroma de bosque fresco. Bem ao estilo português mesmo.
Na boca, boa estrutura, contrastando com uma maciez que eu nem esperava. Boa acidez e final longo, mas bem marcante, mostrando que o vinho é bem gastronômico.
Um ótimo vinho, que merece ser experimentado. Vale a pena comprar uma garrafa e degustar apreciando com calma e tranqüilidade.
Será que vai ser uma boa com um bacalhau? O enólogo nos garantiu que sim. Conto em breve se ele estava certo.
Abraços
Daniel Perches
Deixe um comentário