Veja só que iniciativa interessante: a Wines of Argentina, entidade responsável da promoção do Vino Argentino no mundo, junto a vinícolas locais, e pela mão do Mercado Livre Brasil, apresenta a loja oficial de Vino Argentino para o mercado brasileiro.
O objetivo da loja é potenciar a marca Vino Argentino e ganhar maior parcela de mercado no canal de e-commerce do Brasil, que em 2020 se posicionou como terceiro país em compra online de vinhos e, entre 2018 e 2020, a base de consumidores de vinho cresceu em 7 milhões de pessoas, impulsionado especialmente pela melhora na distribuição que o e-commerce fomentou, segundo dados da Wine Intelligence. Nesta primeira etapa de lançamento, a loja oferece 125 rótulos de 33 vinícolas argentinas, tanto de grande escala como de pequenos projetos com produtos disponíveis no mercado brasileiro. Do total de rótulos, 78% corresponde a variedades tintas, ao passo que 17% são variedades brancas, 4% vinhos rosados e 1% espumantes. O Malbec, variedade insigne argentina, representa 54% dos vinhos, incluindo diferentes perfis e estilos, tanto como varietal como blend tinto.
A loja é operada por Encontre Vinhos, empresa dedicada à comercialização e distribuição de vinhos que se posicionou no Top 3 do ranking de vendedores na categoria vinhos e espumantes do Mercado Livre. Esta semana seus sócios fundadores viajaram a Mendoza em uma visita que permitirá gerar contatos com vinícolas que ainda não comercializam seus vinhos no Brasil, incorporando novos rótulos à loja a partir do primeiro trimestre de 2022. Deste modo, a WofA busca abrir novas instâncias de participação e brindar novas oportunidades para produtores/as argentinos/as.
Segue a lista de vinícolas presentes nesta primeira etapa do lançamento:
- A16
- ALTOS LAS HORMIGAS
- AMANSADO WINES
- BODEGA AMALAYA
- BODEGA COLOMÉ
- ANKO
- DANTE ROBINO
- BODEGA ESTANCIA MENDOZA
- FAMILIA CECCHIN
- BODEGA SOTTANO
- COLOSSO WINES
- BODEGA VISTALBA
- BODEGAS ESCORIHUELA
- BODEGAS SALENTEIN
- CHAÑARMUYO
- DOÑA PAULA
- FAMILIA SCHROEDER
- FAMILIA ZUCCARDI
- FINCA LA ANITA
- FINCA LAS MORAS
- FINCA SOPHENIA
- GRUPO AVINEA
- KAIKEN
- LA RURAL/RUTINI
- LUPA WINES
- MANOS NEGRAS
- MARTINO WINES
- NIETO SENETINER
- SANTA JULIA
- TINTO NEGRO
- TRAPICHE
- TRIVENTO
- VINOS DE LA LUZ
Desde a Wines of Argentina foi planejada uma estratégia de marketing digital específica para a loja online que buscará gerar reconhecimento de marca entre os consumidores brasileiros. A planificação também contempla ativações especiais com a imprensa, influencers e KOLs que incorporarão o componente “phygital”, termo concebido da união de “Physical” e “Digital”.
Atualmente o Brasil está situado como terceiro destino para a Argentina no que se refere à exportação de vinho, com USD 69.2M e 23.8 M de litros exportados no período janeiro – setembro de 2021. Isto representa um incremento de 38.3% em termos de valor em comparação com o mesmo período do ano anterior, e uma diferença positiva na ordem de 35.6% em volume.
“O mundo está demandando cada vez mais vinhos argentinos e o Brasil não está isento, já que as exportações ao país vizinho, junto aos EE.UU, UK e China, representaram 56%. Sem dúvida estamos diante de uma excelente oportunidade que devemos aproveitar com uma visão inovadora e com a adoção de novas tecnologias, afiançando a presença de nosso produto nos ecossistemas digitais onde interagem os públicos estratégicos internacionais em prol de um objetivo maior: potenciar as exportações. Desde a WofA assumimos o compromisso de ser agentes desta mudança para a indústria vitivinícola nacional”, indicou Maximiliano Hernández Toso, Presidente da Wines of Argentina.
“As novas ferramentas digitais marcaram uma mudança importante no âmbito da promoção, e que o Vino Argentino conte com sua própria loja no Mercado Livre Brasil implica um sem-fim de possibilidades para comunicar seus atributos e alcançar novas e diferentes audiências. Desde a Wines of Argentina estamos dando passos inovadores neste sentido há mais de uma década pois entendemos que a reconversão digital ia chegar para ficar. Tanto é assim que hoje faz parte integral de nosso ADN”, assegurou Magdalena Pesce, Gerente Geral da Wines of Argentina.
Deixe um comentário