Continuando a minha peregrinação em busca de vinhos diferentes aqui na California (sim, pois estou escrevendo direto de Santa Rosa, Napa Valley) e me deparei com esse Old Vine Red Lot 56, da Marietta Cellars. E o que esse vinho tem de fora do comum é que ele não é produzido por safras, mas sim por lotes. O produtor provavelmente guarda um pouco do vinho do ano anterior (e de outros anos também) e vai fazendo blends, adicionando vinho mais jovem. Quando ele vê que o vinho está legal, engarrafa uma parte e mantém um pouco na barrica, para o próximo ano e assim vai fazendo, sempre.
Esse está no lote 56, que foi colocado no mercado em Outubro de 2011, então é possível que se tenha vinhos bem antigos dentro da composição. E as uvas? Bem, o que se sabe é que a maioria é de Zinfandel, mas deve ter mais um monte aí dentro. Talvez tenha resquícios do Lote 1 ainda. É possível!
É um vinho interessante e que vale a pena ser provado. Tem aroma e sabor adocicados, com frutas vermelhas em geléia. Tem também um leve toque de barrica e o seu final é daqueles que a gente não esquece fácil. Provei com alguns petiscos mais apimentados (que é o que não falta na região), mas o vinho não ficou legal nessa harmonização. Apesar de ser mais encorpado, achei que ele não aguentou a pimenta e a combinação não ficou bacana. Talvez seja melhor com um churrasco, com aquele molho barbecue. É provar para ver.
É um vinho barato (em torno de 15 dólares), mas que vale quanto custa. Não espere um grande vinho, mas com certeza não vai se decepcionar com a qualidade dele.
E para quem gosta de mais informações, esse é produzido em Sonoma County, Napa e no site do produtor tem bastante história pra ser lida.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário