Espumante Casa Valduga Arte Tradicional Brut 2010

Sabe aqueles dias de calor bravo que a gente sofre na maioria do tempo aqui no Brasil? Sei que muitos gostam de beber um bom vinho tinto mesmo nesses dias, mas eu acho que o que mais combina mesmo é um espumante gelado, daqueles que a gente bebe e se refresca.

E foi esse pensamento que me veio à cabeça quando provei o Casa Valduga Arte Tradicional Brut 2010, um espumante feito com Chardonnay (60%) e Pinot Noir (40%) e que tem um frescor bem interessante, com aqueles aromas leves de frutas brancas e toques de flor. Esse vinho passa 12 meses descansando antes de ser “finalizado”. A finalização, nesse caso, é o degormement, que é a retirada das leveduras que foram colocadas dentro da garrafa para fazer a segunda fermentação.

É um pouco “papo técnico”, mas é importante pra saber um pouco da história do espumante. E pra ajudar a gente a conhecer um pouco mais e também diferenciar os espumantes, a Casa Valduga colocou um selo com a quantidade de meses. Esse, como dá pra ver na foto, tem 12 meses. Conheci também um espumante com 25 meses e outro com 60 meses. Esse tempo diferente muda muita coisa no espumante, como complexidade de aromas, cor, acidez, etc, etc. Mas esses vão ser papo para outros posts.

Por agora ficamos com o Casa Valduga Arte Tradicional, que é daqueles leves e bem fáceis de beber. Para um final de semana de calor, é perfeito.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *