Conhecer a mesma uva, mas de vários lugares do mundo é muito interessante. Um Syrah da França, que é bastante frutado e até alcoólico no começo, pode ser completamente diferente de um syrah da Austrália, que terá muito mais especiarias e aromas picantes.
Foi pensando nisso que experimentamos esse Syrah italiano, da região da Sicília ( da Província de Raguso, pra ser mais exato).
O vinho tem uma cor rubi intenso, quase intransponível e com aura com alguma evolução. Bem bonito.
No nariz é muito aromático, com frutas negras e principalmente um aroma de couro bem marcante, que deu um toque especial ao vinho.
Em boca tem um corpo estruturado e final longo. Muito gosto e macio. O vinho tem 12,5% de álcool e pareceu realmente bem suave nesse quesito.
Pra quem está acostumado a beber os syrahs de outros países pode até, em primeiro momento, assustar com os aromas que encontrará, além do seu gosto. E é isso que torna ainda mais fascinante o mundo dos vinhos, não é mesmo? A uva é (praticamente) a mesma, o processo é o mesmo, mas mesmo assim, saem vinhos completamente diferentes. É claro que ao prestarmos mais atenção, encontraremos características em comum com todos os outros syrahs que já bebemos, mas algumas são únicas de cada país.
É a isso que atribuímos o terroir, o micro-clima, a região, a conservação, etc. Faz sentido! 🙂
Enfim, fica a dica. O vinho foi degustado na Importadora Vinea, acompanhando um ótimo risoto. Eles têm um restaurante no local muito interessante, do qual vou falar aqui amanhã.
Um abraço
Daniel Perches