Maximo Boschi Brut Speciale 2006

Estive no sul do Brasil em fevereiro de 2010, para fazer o meu curso de Sommelier e aproveitei para visitar algumas vinícolas. Por indicação de meu amigo Álvaro Galvão, fui atrás da Maximo Boschi, uma vinícola nova e pequena, que prometia vinhos tintos longevos e espumantes de qualidade.

Na época de minha visita pude comprovar as duas promessas, mas não consegui degustar o Espumante Brut Speciale, o top deles, pois ainda não estava pronto. Explico: o espumante deveria repousar por 3 anos antes de ser comercializado. Aposta ousada, mas que me pareceu muito interessante.

Chegou então o momento de se provar o espumante, que me encantou pela sua qualidade. Apresentou uma coloração amarelo dourado, com perlage fina e persistente, formando belos cordões.

No nariz, aromas de brioche, leve tostado, amêndoas e um toque de damasco deram a esse espumante ares de Champagne (guardadas as suas proporções, claro). Em boca, acidez e final corretos.

Parece-me realmente um espumante de qualidade diferenciada, que vem integrar o belo time de representantes dessa categoria no Brasil, ajudando a firmar nosso terroir como propício ao cultivo e produção desse tipo de vinho.

Parabéns ao pessoal da Maximo Boschi. Agora aguardamos que esse espumante chegue aqui em São Paulo (e em outras regiões do Brasil) para podermos comprar.

Em tempo, esse espumante é feito com 60% de Chardonnay e 40% de Pinot Noir.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

7 respostas para “Maximo Boschi Brut Speciale 2006”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *