Mais uma coluna publicada no Jornal Bleh!
Veja a matéria original aqui e a replicação dela abaixo.
Abraços
Daniel Perches
__________________________________________________________
Os tintos representam a grande maioria do consumo de vinhos no Brasil e no mundo.
Sem dúvida, temos uma gama muito maior de possibilidades e opções nos tintos, mas devemos lembrar também que eles (em sua maioria) são mais alcoólicos do que os brancos e espumantes. E o álcool é que nos esquenta, quando bebemos. E por que estamos falando sobre isso?
Simplesmente porque como você pode notar, estamos chegando no verão e já está fazendo um calor bem grande em várias regiões do país. Calor, sol, tempo abafado… enfim, tudo conspira a favor de… vinhos brancos e espumantes!
Sim, esses vinhos são muito mais refrescantes. Em primeiro lugar, porque são degustados a temperaturas mais baixas (ver tabela abaixo), mas também porque a sua composição e forma como são produzidos favorece um frescor maior.
Quando falamos dos espumantes então, melhor ainda. Aquelas bolhinhas (que tem até nome técnico: perlage) dão uma dose extra de frescor pra gente.
E se você ainda estiver na dúvida, pense no seguinte: qual das duas imagens te passa mais refrescância: degustar um espumante com ostras frescas ou um tinto com uma massa a bolognesa? Fácil, não?
Então fica a dica para você aproveitar bem o nosso verão. Use e abuse dos vinhos brancos e espumantes. O Brasil está se tornando expert em produzir os tais vinhos borbulhantes, então quem sabe você não passa a conhecer bons rótulos nacionais, que além da qualidade, exibem um preço muito mais acessível.
Fica abaixo a tabela de temperaturas. Boa degustação
Espumantes – pode ser bem gelado, mas se chegar em 8ºC está bom.
Brancos – aproximadamente 10º C
Tintos – Entre 16º e 18ºC
Saúde!
Deixe um comentário