Em minha visita ao Vale dos Vinhedos, no Sul do Brasil, tive a oportunidade de conhecer vários produtores pequenos que estão se destacando no mercado e que são uma bela promessa.
E a Terragnolo é sem dúvida uma dessas. Auto intitulada “a menor vinícola do Vale dos Vinhedos” pela sua proprietária, eles mostram que tamanho não é documento. Em um barracão rústico e realmente pequeno, produzem um cabernet sauvignon e um merlot (ambos reserva) de ótima qualidade. Provei os dois da safra 2005 lá e trouxe duas garrafas para consumo posterior.
Com uma produção familiar e vinhedos próprios, aquela máxima de que “o olho do dono engorda o gado” é comprovada. Segundo me contaram lá, para a primeira safra foi necessário bastante sacrifício. Um dos sócios é quem mexia o mosto nos tanques e tinha que fazer isso a cada 3 horas, manualmente, com uma “colher de pau gigante”. E isso era dia e noite, sem parar. Ou seja, só com muito amor mesmo.
O resultado foi a criação de vinhos com muito corpo, aroma e tipicidade.
Por enquanto, a vinícola só faz vinhos varietais dessas duas cepas, além da geléia, que por sinal, também é uma delícia.
Se encontrar por aí esses vinhos, compre. Custam em torno de 35 reais, o que é um preço bastante justo para esse vinho, que na minha opinião, ainda vai dar o que falar.
E pra garantir, eu comprei mais duas garrafas pra mim na última feira que os encontrei.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário